Eventos

Offline: o custo real do tempo de tela

Futuro em Pauta

07 maio 2026

Hoje realizamos um encontro em nosso escritório de São Paulo com o Leonardo Bursztyn, professor de economia na University of Chicago e fundador da NOMO, aplicativo que utiliza gamificação e psicologia comportamental para ajudar jovens a reduzirem o tempo de exposição às redes sociais.

A conversa foi moderada por Luiza Queiroz, Head de Strategic Communication do Grupo Turim, abordou os impactos do ambiente digital sobre comportamento, atenção e relações sociais, além dos desafios trazidos pela crescente presença da inteligência artificial no cotidiano. Temas como dependência tecnológica, pressão social nas redes, regulação e os efeitos do excesso de tempo de tela entre jovens também foram abordados.

A partir de estudos e experiências práticas, Leonardo compartilhou reflexões sobre como determinados produtos digitais podem se transformar em “armadilhas coletivas”, nas quais mesmo usuários conscientes dos impactos negativos continuam conectados pelo receio de exclusão social.

O encontro também trouxe uma discussão relevante sobre o papel de famílias, escolas, plataformas e políticas públicas na construção de hábitos digitais mais saudáveis, especialmente entre as novas gerações.

Na Turim, valorizamos conversas que ampliam repertório, estimulam reflexão e promovem diálogos relevantes sobre os temas que influenciam o presente e o futuro das famílias.

Agradecemos ao Leonardo pela troca generosa de ideias e a todos os convidados que estiveram conosco nesta manhã.

 

Voltar