Eventos

Visão Turim

08 setembro 2021

No webinar #VisãoTurim de setembro, nossa equipe falou sobre o cenário interno, cuja dinâmica segue delicada por conta das incertezas fiscais relacionadas ao orçamento do ano que vem e da crise hídrica, além da situação global – especialmente sobre a terceira onda da Covid-19 no mundo.

Henrique Santos, nosso economista, destacou que mesmo com a velocidade do processo de vacinação, a disseminação da pandemia ainda é um ponto de alerta.

“Essa onda afetou também países do leste asiático, que são centros relevantes na cadeia global de suprimentos para a indústria. O que vem sendo um problema desde o início da pandemia, a falta de peças nas linhas de produção, em particular de automóveis, se agravou”, afirmou Santos.

Sobre a agenda interna, nosso economista pontuou que a atividade no ano de 2021 vem sendo melhor do que a esperada, mas o segundo trimestre trouxe surpresa negativa do PIB, resultando em moderação nas projeções de crescimento do mercado.

Sobre a crise hídrica, ele acrescentou que a situação atual requer bastante atenção:

“Embora menos do que no passado, a matriz energética no Brasil ainda é muito dependente das usinas hidrelétricas. A falta de chuvas tem resultado em acionamento de usinas térmicas mais caras, gerando impacto imediato na inflação, via sistema de bandeiras tarifárias. Se o período chuvoso que se inicia em novembro for abaixo da média, a preocupação sobre racionamento tende a aumentar bastante”.

Também participaram do webinar Gustavo Marini, fundador e co-CEO; Fernando Verboonen, portfolio manager; e Rodrigo L., responsável pela Turim UK e head of research.

Voltar