Eventos

Visão Turim

Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias

09 agosto 2023

A política monetária tem sido um tema central nas economias desenvolvidas, que estão próximas ao fim do ciclo de alta de juros. Enquanto isso, alguns países emergentes já começaram a cortar suas taxas. Esse foi um dos temas de destaque no Visão Turim deste mês.

No começo de agosto, o mercado de juros americano mostrou uma abertura abruta nos vértices de longo prazo, refletindo uma série de fatores, como o rebaixamento do rating do país, a expansão da emissão de títulos da dívida pública e até mesmo a decisão do Banco Central do Japão de afrouxar sua política de controle da curva de juros. Já no Brasil, os juros refletem o ciclo de corte implementado pelo COPOM, que surpreendeu o mercado com um movimento mais tempestivo do que o indicado no comunicado anterior.

Já o mercado de ações continua se provando relativamente resiliente, especialmente levando em consideração os valuations. A precificação atual parece condizente com um cenário de “goldilocks” – onde a inflação converge para meta sem que haja uma recessão intensa. Dados econômicos recentes, como a inflação mais benigna e a atividade sustentada, ajudam a explicar o porquê desse “otimismo” no mercado.

Já no câmbio, a abertura dos juros nos Estados Unidos catalisou uma nova rodada de Dólar forte, levando à depreciação de várias moedas que, como o Real, vinham performando bem desde o início do ano.

Participaram do webinar Eduardo Gomes de Almeida, co-CEO; Nelson Abrahao, Sócio e Estrategista; Henrique Santos, CFA, Portfolio Manager; e Pedro Hokama, Head de Ativos Líquidos.

Voltar